Tudo sobre pincel de maquiagem - LacreMania

Tudo sobre pincel de maquiagem

Publicado em 12/06/2020

O pincel é uma ferramenta essencial para uma maquiagem bem-sucedida e com aspecto profissional e exige um certo investimento, pois não é como uma base que você precisará comprar sempre, é um instrumento indispensável e com uma certa durabilidade, portanto, a qualidade do produto e os cuidados com o mesmo determinará sua vida útil.

Tudo sobre pinceis de maquiagem





Tipos de pinceis:

A variedade é muito grande:
  • Achatado, 
  • Redondo, 
  • Chanfrado, 
  • Reto, 
  • Cabo curto, 
  • Cabo longo...


Tipos de cerdas:

  • Naturais
  • Sintéticas 
  • Duo Fiber

O conceito principal é que os pinceis naturais tem cerdas mais macias e maleáveis, já as cerdas sintéticas são firmes e durinhas, mas atualmente, com a tecnologia e a evolução da qualidade dos pinceis sintéticos, a diferença entre eles tem diminuído bastante, as cerdas dos sintéticos se tornaram tão macias quanto as cerdas naturais, por isto alguns maquiadores defendem o fato de que: "Tem cerdas sintéticas tão macias quanto as naturais e outras naturais tão firmes quanto as sintéticas".


Existe também o pincel de duas fibras, chamado de Duo Fiber. Essas fibras podem ser uma natural e outra sintética ou dois tipos de fibras sintéticas diferentes no mesmo pincel.

Cerdas sintéticas são feitas de fibras como nylon ou taklon.

Cerdas naturais são produzidas através de pelos de vários animais como cabras por exemplo e pode ser usado um único tipo de pelo ou vários em um pincel. "Ainda são produzidos produtos assim, mas eu particularmente espero que num futuro breve, isto acabe". 

OBS: No Brasil e no mundo em geral, há uma grande mobilização a favor dos direitos dos animais e só pra dar um exemplo, a Natura não usa animais em seus laboratórios, inclusive faz parte da lista cruelty-free bem como algumas outras marcas que não trabalham com cerdas naturais, portanto, é mais fácil encontrar os pinceis de cerdas sintéticas, pelo menos por aqui.

Atualmente, diante da evolução tecnológica, pode-se dizer que há pinceis sintéticos que são muito versáteis, bem macios, que não soltam as cerdas à toa, enfim, que são de boa qualidade e podem produzir um efeito semelhante aos pinceis naturais.

Seria ótimo se todos usassem apenas os pinceis sintéticos, evitando assim, a utilização dos animais pela indústria, para fabricação dos mesmos. 


Aspecto

Os que tem cerdas naturais tem um aspecto mais ondulado, enrugado, irregular enquanto que as cerdas artificiais são mais lisas e regulares além de possuir um brilho maior.



Absorção

Vamos comparar um cabelo humano com um cabelo sintético. Aplicando um líquido ou um creme no cabelo humano, será absorvido, no cabelo sintético não.


Partindo desta comparação, as cerdas naturais absorvem mais produtos, as sintéticas menos, por isto as cerdas naturais são mais utilizadas nos pinceis para pó facial, sombra em pó, blush em pó e, especialmente nos pincéis para esfumar, pois elas não são adequadas para produtos líquidos e em creme, já que absorvem muito o produto.


As cerdas sintéticas por absorverem menos, são ideais para base e demais produtos líquidos ou pastosos.


Resultados

Quanto mais macio o pincel, menos cor ele aplica e mais ele esfuma. 
Quando mais firme o pincel, mais cor ele aplica e menos ele esfuma.

Se o efeito for de precisão, o ideal é usar um pincel menor e mais durinho. Se o efeito for mais natural, um pincel mais gordinho e macio.

Diante desta lógica, o maquiador determinará o pincel correto para o fim desejado.  

Supondo que a cliente queira um resultado bem natural, o pincel será o mais macio, caso ela queira uma maquiagem marcante, o pincel será o mais durinho pois irá aplicar mais produto.  Então fica nas mãos do artista decidir qual pincel usará, mediante o efeito que irá causar. 

Lembre-se tbém, que as cerdas naturais vão "chupar" mais o produto, portanto, irá aplicar menos que um pincel com cerdas sintéticas.



Higiene dos pinceis

Como limpar pincel de maquiagem

Lavagem: 
Pinceis naturais - Devem ser lavados com shampoo e condicionador em vez de usar sabonete ou detergente. O ideal é lavar com um shampoo neutro.

Pincéis sintéticos - Existem produtos especiais para serem usados na higienização de pincéis com cerdas artificiais.  Também há quem prefira usar demaquilante quando o pincel está muito sujo e finalizar com shampoo, sendo que a lavagem deve ser somente das cerdas, para que ele tenha mais durabilidade.  

Secagem: 
Naturais secam mais rápido e as cerdas ficam com aspecto arreganhado. Sintéticos demoram mais para secar e as cerdas mantém o formato.

Eles precisam secar ao natural, na horizontal, em local arejado e deve-se verificar se  estão bem secos antes de guardá-los.



Lista básica de pinceis

  • Pincel leque: utilizado para retirar excessos da maquiagem e aplicar iluminador.
  • Pincel para base: Em diversos formatos o língua de gato é o básico:  aplica a base, mas também, faz marcações do contorno.
  • Pincel para blush: O chanfrado além da sua principal função, também é ótimo para aplicar bronzer e fazer contorno em pó.
  • Pincel para pó: indicado para aplicar pó solto, compacto e iluminador.
  • Pincel pente e escova: para retirar o excesso de máscara, escovar cílios e sobrancelhas.
  • Pincel esponja para sombra: muito útil para aplicar com ‘batidinhas’ as sombras que costumam esfarelar.
  • Pincel para delinear: O chanfrado fino para aplicar delineador, corrigir as sobrancelhas e aplicar sombras rente aos cílios.
  • Pincel de esfumar: Importante para esfumar a borda das sombras fazendo a transição entre as cores.
  • Pincel para côncavo: usado para marcar o côncavo.
  • Pincel para batom: usado para fazer o contorno dos lábios e aplicar gloss ou batons.
  • Pincel chanfrado para sombra: Pode ser usado para aplicar sombra no côncavo, criar um efeito esfumado e arredondado no canto externo do olho, ou ainda, iluminar logo abaixo da sobrancelha.
  • Pincel para sombra pequeno: Devido ao seu tamanho menor, deposita a quantidade certa de produto e intensifica a cor.
  • Pincel para sombra grande: Suas cerdas grandes servem para criar a primeira camada de sombra quando é passada em toda a pálpebra.


Este pincel tem o formato tradicional para base, é arredondado e também é chamado de língua de gato. 
É um pincel firme, próprio para aplicar bastante produto e é ideal para base de alta cobertura, só precisa atenção para espalhar bem e não marcar!
É bem fácil de encontrar este tipo de pincel, mas também, é conveniente experimentar outros tipos, dependendo do resultado que se deseja no acabamento. 

Para quem optar por este modelo, neste caso é um bom custo benefício por ser duplo, pois na outra ponta tem o língua de gato menor que pode ser usado para corretivo ou contorno e a marca tem outros pinceis neste estilo duplo, porém, vai depender do seu gosto e sua habilidade de manuseio.



2 - Pincel Língua de gato de TOPO RETO


Este é o formato Língua de gato de TOPO RETO, com cerdas grandes em forma quadrangular, bom para reter e espalhar o produto, ideal para base cremosa.


3 - Pincel Kabuki

Os pinceis chamados de Kabuki são grandes e cheios pois tem uma quantidade grande de cerdas.

Há vários modelos: redondo, reto, chanfrado. Ele proporciona maior precisão e cobertura para a pele, aplica bastante produto e como tem muitas cerdas, espalha bem também, é só tomar cuidado para não aplicar demais e deixar pesado o resultado. A escolha pelo topo reto, arredondado ou chanfrado é uma questão de adaptação de cada pessoa ao instrumento, aliado ao resultado que se quer obter.

Este modelo tem uma cavidade central, composto de cerdas mais curtas onde a base líquida deve ser depositada aos poucos. 





Nesta categoria, este é um dos pinceis preferidos das consumidoras. Sua grande quantidade de cerdas sintéticas e seu topo reto, permite depositar o produto por completo na pele, evitando desperdício.  




Este pincel é chamado de Duo Fiber por ter fibras duplas, com cerdas naturais e sintéticas.  É indicado para quem prefere uma cobertura de base mais leve para o rosto. Este tipo de pincel aplica menos produto e deixa uma cobertura mais natural, ele praticamente esfuma.



Estes pinceis também são uma boa dica, são bem avaliados perante seu custo/benefício. Para quem quer economizar ou estiver iniciando, pode ser uma boa opção já que custam na faixa de R$ 20,00, mas caso você queira investir mais, pense nos importados: os pinceis da MAC e SIGMA são marcas reconhecidas mundialmente e muito bem avaliadas pela maioria dos maquiadores profissionais.



4 - Esponjas

Esponjas são uma opção também, as porosas são indicadas para aplicar produto em pó e as mais densas, produtos líquidos e pastosos.



Pincel escova oval - Este modelo foi criado especialmente para bases grossas e de alta cobertura. Pode ser encontrado facilmente em lojas de cosméticos. Também vende online nas lojas que já mencionadas aqui.

Essa esponja é a queridinha no mundo da maquiagem! também chamada de Beauty Blender, alcança todos os cantos do rosto e pode ser usada seca ou molhada, proporcionando diferentes efeitos.
A única desvantagem é que ela é praticamente descartável, não tem muita durabilidade.
Pode ser encontrada facilmente em farmácias e lojas de cosméticos tanto físicas como online.




Pinceis para sombra



O olho esfumado é bonito, sensual e é o preferido pelas mulheres, mas se você não tiver o pincel certo, terá dificuldades em fazer esse tipo de maquiagem.

Os pinceis ideais para esfumar são os mais macios e o tamanho vai depender do olho a ser trabalhado.

Até é possível encontrar pinceis de esfumar em farmácias e lojas de cosméticos mas é preciso entender que o pincel de esfumar é diferente do de depositar. 
Ele é mais gordinho, redondo e precisa ser macio.  

Existe vários tamanhos deste pincel para serem compatíveis com as pálpebras, já que cada pessoa tem um tamanho. Quando uma cliente tem um olho menor, um pincel grande não irá se encaixar no tamanho de suas pálpebras e irá dificultar o trabalho da maquiadora. 

Já no caso de ser um olho maior para trabalhar, ao aplicar a mesma sombra em toda a pálpebra móvel como também na superior, um pincel muito pequeno não será o ideal, fazendo que se perca muito tempo nessa tarefa, por isto, o correto é que o maquiador tenha vários tamanhos de pinceis.


O pincel de aplicar tem cerdas mais achatadas e são perfeitos para depositar sombra, pigmentos e glitter na pálpebra. 

Posso esfumar com ele? 
Até pode ser possível com alguma habilidade. Para conseguir esfumar sombras em pó com esse tipo de pincel, ele deve ser macio e não deve ser muito estreito, mas em geral, ele não é indicado, pois é mais difícil conseguir o efeito degradê com ele.

Outra função deste pincel, é marcar o côncavo.

O ideal é que se tenha pelo menos 2 pinceis deste tipo para que se possa aplicar sombras claras e escuras, sem que uma cor influencie na outra.


1 - Esfumar

O pincel para esfumar tem um formato cônico com cerdas longas e macias. Algumas marcas tem Cahsmere na sua composição enquanto outras apostam nas cerdas coloridas.





MAC 

Este com cerdas pretas (224S) é um dos melhores para fazer o degradê, é grande e requer habilidade se os olhos forem muito pequenos, custa mais, porém, é um pincel com durabilidade muito alta. Este modelo também é bem usado pelos maquiadores profissionais.
Outro modelo da MAC que também é muito usado (de cerdas brancas) devido o formato anguloso que permite desenhos e contornos mais precisos, além de marcar o côncavo.



Este modelo foi desenvolvido para aplicar e esfumar, tem formato anguloso que permite desenhos e contornos mais precisos além de marcar o côncavo.


2 - Aplicar 

Estes formatos com a ponta mais fina e permite aplicar e esfumar sombras no côncavo. Quanto mais fina a ponta, maior precisão.



Este é o modelo ideal para depositar a sombra na pálpebra. Tem cerdas menores que o pincel de esfumar, é mais firme, fino, achatado e com formato de remo. 
Esta também é uma marca de boa qualidade, vende em kits e pode ser uma opção de economia já que os produtos saem mais em conta.



Este tipo de pincel no caso da esponja que é uma espuma sintética, serve para aplicação de sombra (em pó, líquida ou creme). Também é usada para iluminar o canto interno dos olhos e rente às sobrancelhas. Na outra ponta tem o esfumador. 
A marca tem vários modelos em duo, o que permite economizar e ter um produto de qualidade.
O ideal é que se tenha pelo menos 2 pinceis deste tipo para que possa aplicar sombras claras e escuras, sem que uma cor influencie na outra. 

Este pincel é útil para sobrancelha: o “pentinho” serve para desgrudar os pelinhos dos cílios após passar o rímel e as cerdas tem função de pentear as sobrancelhas, pois de nada adianta uma maquiagem impecável se as sobrancelhas não estiverem perfeitas e pensando nisto também deixaremos um curso ótimo no final, caso você queira aprender e ser uma Designer de Sobrancelhas.


Pinceis de precisão e acabamento

Pincel achatado de precisão - Ideal para desenhar o canto externo e delimitar as cores escuras na pálpebra. Também é indicado para contornar as linhas dos olhos, ou seja, aplicar sombra rente aos cílios inferiores e até mesmo, delinear. Ele não esfuma.

Pincel Delineador Inclinado - Como o nome diz, é para delinear mas existe o formato natural obviamente.

Pincel ponta angulada - este pincel deve ser bem fino, pequeno e firme para poder sombrear a linha dos olhos e criar linhas marcantes e precisas. Pode ser usado também para delinear.

Pincel para pigmento e glitter - Este pincel foi desenvolvido exclusivamente para aplicar pigmentos e glitters. Sua ponta de silicone funciona como um imã para o pó solto e transfere todo o produto na pálpebra, evitando assim o desperdício, bem como fazer sujeira na hora da aplicação.



Pinceis para corretivo

Embora o mais comum seja o pincel de forma arredondada, vai depender muito da área em que o produto será aplicado.
Se for uma espinha pequena, um pincel pequeno resolverá, se for para olheiras o ideal é um pincel um pouco maior e nesta lógica o profissional poderá determinar qual pincel deverá usar, baseado na imperfeição que precisará corrigir.

O pincel de esfumar por ser bem macio e marcar menos também deve ser considerado como opção principalmente na área abaixo dos olhos já que é bem sensível, já o Kabuki pelo fato de aplicar bem o produto e ainda esfumar pode se tornar um grande aliado para corrigir as áreas grandes como olheiras. O língua de gato normal, médio, também é uma opção, mas por ele marcar mais é preciso um certo cuidado para não acabar retirando outros produtos abaixo como o primer por exemplo.


Pinceis para pó

O pincel próprio para o pó é aquele que espalha bem sem que fique com aparência pesada. A esponja pode até ser usada mas na maioria dos casos, principalmente nas pessoas com pele madura, a aposta é o pincel, para evitar aumentar as linhas finas e/ou rugas. Ele deve ter tamanho maior que os demais, porém, não pode ser demasiadamente grande pois pode tirar a precisão de alguma parte do rosto, deve ser largo, com cerdas longas, de pontas arredondadas e bem macias.
Este é o pincel tradicional para aplicação de pó.

Este é o Duo Fiber com duas camadas de cerdas, pelos curtos e compridos, deposita pouco produto na pele, ótimo para pó, mas também usado para blush e base.

Os Kabukis de cabo curto, são densos e possuem uma quantidade maior de cerdas, proporcionando assim maior precisão e cobertura para a pele. Lembando que eles aplicam bastante produto, espalham bem, mas é preciso tomar cuidado para não aplicar demais e deixar pesado o resultado. Este modelo tamanhos são os preferidos para o pó mineral.


Pinceis para Blush

O Pincel de blush é menor que o pincel para pó e permite também que se faça o contorno e aplique o iluminador, costuma ser arredondado, porém também no formato chanfrado para precisão.
Utilizar o pincel específico é a dica para conseguir o efeito perfeito.

Este é o pincel tradicional para blush e se a opção for usar os Kabukis, é melhor observar a quantidade do produto a ser aplicado, já que que eles depositam bastante, porém, lembrando que se usar pincel de cerdas naturais, o efeito será mais leve, conforme já colocamos acima.
Este é o pincel tradicional de blush, marca importada, com cerdas sintéticas de taklon, cabo de borracha e é Cruelty Freecé - custa na faixa de R$ 60,00. Lembrando que as novidades em pinceis são constantes, então, caso acesse os sites aqui mencionados, dependendo do momento que vc esteja vendo este post, os pinceis podem estar disponíveis ou não, ou ainda, terem alteração na coleção.

Pincel Duo Fiber - As cerdas pretas (mais curtas) aplicam o produto, enquanto as cerdas brancas (mais compridas) esfumam e fazem o acabamento.

Um formato que facilita a aplicação do produto, este é o pincel chanfrado angular, que pode ser utilizado para contorno e até iluminador.


Pinceis para Contorno
Basicamente os pinceis para contorno se assemelham aos de blush, o que irá diferenciar será o efeito a ser produzido, o chanfrado é indicado um efeito mais esfumado e natural, já o formato kabuki pode dar o recado para um contorno mais intenso e um pincel pequeno de precisão será o ideal para contornar as partes menores do rosto.


Para um efeito mais uniforme, o uso de um pincel maior para esfumar tudo no final, também pode ser uma opção nas mãos do artista.


Desenvolvido exclusivamente para um contorno suave, este Kabuki é macio e seu formato lembra um rabo de coelho.

Pinceis para iluminar

O profissional também precisará de um pincel maior ou arredondado para finalizar e eliminar as possíveis marcas. 

Esta marca custa na faixa de R$ 25,00 e é bem avaliada pelas consumidoras: 



Os pinceis para iluminar ou bronzer devem ser usados com pouco produto e pode-se usar os mesmos do blush, obviamente seguindo as regrinhas, mas também tem este formato, é o pincel leque ou Pincel vassourinha - Como o nome diz, ele tem a função de varrer, limpar o excesso de maquiagem do rosto, é ideal para tirar aquela “poeirinha” da sombra que às vezes acumula principalmente abaixo dos olhos, mas também é usado para passar o iluminador. É um pincel em formato bem fininho.

CONCLUSÃO

Você já deve ter percebido que não existe fórmula para “o kit básico perfeito” de pincéis!

Cada artista tem uma necessidade conforme sua rotina de makeup e é ao longo da experiência que o profissional realmente saberá qual tipo, tamanho ou marca funcionará melhor para desempenhar as suas técnicas.

O principal é a aquisição de bons pincéis (pergunte sobre a durabilidade/ custo X beneficio), pesquise. Há ótimos no mercado e um bom pincel além de durar muito faz toda a diferença na maquiagem, por isto, o ideal é a opção por produtos que realmente tenham uma boa qualidade, que aliada ao uso adequado, principalmente no quesito higienização, fará com que ele dure mais tempo.

Também é preciso entender que existe uma variedade imensa de produtos e uma marca pode ser maravilhosa pra um profissional e pra outro nem tanto, pois como a ferramenta é de uso individual, o gosto também.

O segredo é saber em primeiro lugar, qual efeito o artista vai querer no resultado final com base no pedido da cliente e assim, não só escolher o pincel ideal, como também, dosar o produto de maneira correta na hora da aplicação e com os movimentos inerentes a cada um.



Fontes: Sites oficiais que vendem pinceis de maquiagem como Natura, Boticário, Eudora, Época Cosméticos, Sephora, etc...

Caso vc seja maquiador profissional e possa ajudar, deixe nos comentários sua dica ou crítica construtiva no sentido de correção, inserção ou exclusão de algum tópico, caso haja necessidade.

Veja também: Curso Online nível noiva com certificado

E se vc gostou do artigo, compartilhe com seus amigos para que eles vejam nosso conteúdo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@INSTAGRAM