Plaquinhas - Recado das árvores

A Natureza implora pela preservação!


No início de abril de 2018, eu e meu marido estivemos por alguns dias no Guarujá e nos hospedamos no Hotel Ibis. Em frente tem uma praça.

Praça frente do hotel Ibis Guarujá


Embora não seja possível ver pela foto, a praça está largada, mato alto, lixo e sujeira na calçada deixado pelo descaso do homem e principalmente por turista.

A sensação é de que o local está longe do mar devido a gente observar a serra na foto, mas ele está a apenas uma quadra. Chegamos num domingo e a pracinha estava lotada de carros estacionados. Foi nesta tarde de domingo que vi da janela, turista jogando lixo na calçada e fazendo até troca de roupa, ali mesmo!

Olhando a praça de onde eu estava, percebi que havia algumas placas fincadas nos troncos das árvores. Curiosa que sou fui lá ver as plaquinhas.

Quando comecei a ler, já percebi que tratava-se de um apelo que resolvi chamar de recados das árvores, nome a que dei para esta postagem pois não sei dizer quem foi a alma bondosa e preocupada com o destino no nosso meio ambiente a fincar estas plaquinhas para quem sabe chamar a atenção de algum ser humano a fim de que haja uma reflexão profunda sobre o lixo, sobre como cuidamos das nossas praças, dos nossos rios, praias, enfim... da nossa natureza!

Peguei meu celular e fotografei.

"Vamos ajudar o meio ambiente! vamos cuidar das árvores"
Meio Ambiente recado
Adote uma árvore!


"Cuide do Meio Ambiente - Natureza é vida!"
Natureza plaquinha de recados
O óleo de cozinha não deve ser jogado na pia!
Nossos rios, represas e lagos são poluídos pelas atitudes como esta e muitas outras. 


"Lixo no lixo - uma cidade com capricho!"
Cuide da sua praça!
Tem uma praça na sua rua? que tal um capricho, plante uma flor!


"Lixo é no lixo!"
Lixo é no lixo
Não jogue lixo nas ruas, ou eles vão parar nos nossos rios, ou vão entupir a canalização e gerar inundações.  

 "Vamos salvar as ruas reciclando" 
Recicle e ajude a natureza
Separe seu lixo, plástico pode ser reciclado assim como vidro e papel. 


"Plante + colha -" "Vamos cuidar das árvores!"
Plante +
Muitos para colher, poucos para plantar!

Você sabia que uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida? Fonte: http://www.sustentabilidades.com.br




No Guarujá, na praia da Enseada, em todos os quiosques por onde estive, vi esta plaquinha na areia com um rolo de saco plástico e ao lado um grande cesto para descarte do lixo dos turistas. Segundo um proprietário de quiosque, a iniciativa é da prefeitura da cidade.

Enquanto ainda tenhamos que usar o plástico, é imprescindível sejam descartados corretamente, pois Descarte de lixo praia Enseada

os animais marinhos estão sofrendo com a consequência dos atos humanos, o simples fato de deixar plástico na praia, acaba por aniquilar muitas vidas como a da baleia espécie cachalote que infelizmente, em fevereiro deste ano, foi encontrada encalhada e  morta no sul da Espanha.

Em seu estômago havia o equivalente a 29 quilos de sacos plásticos (esses que usamos aí acima, sacolinhas), um galão de plástico e diversos pedaços de cordas e redes.

Segundo a revista Galileu, estima-se que no ano de 2050 teremos mais plástico do que peixes em nossos oceanos!

Esta triste história precisa ser refletida, as autoridades precisam tomar alguma providência!
O planeta precisa de atitudes concretas em favor da preservação do meio ambiente e nos recadinhos das árvores, alguém plantou um convite para que todos façam a sua parte!

Nossa contribuição (minha e sua) é fundamental para que possamos deixar um planeta melhor para nossa geração futura.

Como?

É só seguir as plaquinhas!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutoriais - Sobrancelhas

PNG - Fundo transparente

Makes - tom nude