Conhecendo o Google Plus

Conheça alguns recursos do Google Plus, a rede social do Google, mais conhecida como G+

Oi gente, vocês perceberam que o Blog compartilha as postagens  no G+ não é mesmo? 

Vou explicar abaixo sobre comunidades, páginas e coleções no G+ e também algumas dicas super importantes de como usar a rede.


Você sabia que ao fazer uma postagem no G+, você pode negritar seu texto? Veja como fazer:

Dicas de recursos para o G+

Negrito → use * antes e depois do texto desejado;
Itálico → use _ antes e depois do texto desejado;
Taxado → use - antes e depois do texto desejado.



Como negritar no G+
Como deixar seu texto em negrito, sublinhado ou taxado no G+



Na rede social do Google, além de ter o seu perfil obviamente, você pode criar páginas, coleções e comunidades. 

Página -  é bem semelhante à página do Facebook, normalmente as grandes marcas, empresas e artistas tem e o usuário pode segui-la. Na página é possível definir funções como moderadores por exemplo e há a possibilidade de fixar uma postagem. 
Ela também serve para quem faz vídeos no Youtube (é vinculada), portanto você pode ter várias páginas de diversos assuntos. 
Veja a página do site Terra. 

Coleção - é possível criar várias coleções referentes a assuntos de seu interesse, como "Aulas de Matemática", "Dicas de costura", "Selos", "Telas de pintura", etc... 
Só quem criou a coleção é que faz as postagens (a não ser que o criador seja uma página). 
As coleções no G+ são muito úteis e trazem conteúdo de qualidade como assuntos sobre astronomia, culinária, fotografia, moda, leitura, educação, cidades, arte... são muitos temas. 
Nas coleções, você pode fixar uma postagem. 
Os usuários seguem as coleções. 
Veja a nossa coleção Maquiagens Perfeitas

Comunidade - é bem parecido com grupo no Facebook - um local onde tem um proprietário (aquele que criou a comunidade) e este proprietário pode postar assuntos de seu interesse além de definir se quer ter mais proprietários ou moderadores. 
Também pode definir se todos os membros irão postar ou apenas os proprietários/moderadores. 
Tem muitas funcionalidades em comunidades, veja:


Comunidades no G+



Você sabia que é possível fazer um menu com muitas categorias nas comunidades do G+?  

Se o assunto da sua comunidade for DECORAÇÃO, você pode contar com este recurso pra facilitar a busca dos usuário. Por exemplo, seu menu pode ter: Quartos, Salas, Cozinhas, e por aí vai! é você que personaliza da forma como quiser, bom né? 
Veja a nossa como é: MAQUIAGEM


Vamos ver os recursos pra quem deseja criar sua comunidade por lá e para não ficar cansativo, vou resumir os pontos mais importantes:


1º - Gerenciar

Nestes 3 pontinhos o criador gerencia sua comunidade, pode editar o nome,  uma frase sobre a comunidade, pode colocar regras, criar menus (categorias) e ainda colocar vários links que podem ser para seu site, blog, canal do Youtube, parcerias, etc...
Pode definir se quer que as pessoas peçam pra participar ou entrem livremente e se as postagens serão analisadas antes pelos moderadores ou proprietários. 
Você pode criar uma Comunidade e configurá-la para:
ser pública ou particular;
aparecer nos resultados da pesquisa;
exigir que as pessoas peçam permissão para participar dela;
manter as postagens para análise até que o membro seja aprovado para postar nela. 
Antes de criar uma comunidade, veja as regras, pois ao criar uma comunidade particular, não poderá torná-la pública mais tarde!


É possível que os membros classifiquem como querem que os posts sejam mostrados para eles na timeline, se no topo os que forem mais recentes ou os mais relevantes. Ótima funcionalidade, pois dependendo do assunto pode ser um, ou pode ser outro.
Também é possível receber notificações sobre postagens novas.  

2º - Convidar membros para a comunidade 

É possível enviar convites para que seus seguidores, amigos ou outras pessoas do G+ participem da comunidade, porém, aqui temos uma particularidade: Enviar convites em massa pode ser considerado SPAM, tudo tem que ter moderação! 

3º - Membros 

Aqui o criador distribui tarefas aos membros, podendo ser moderadores ou limitados. Pode-se ter mais que um proprietário. Pode-se ver a atividade de qualquer membro (o que ele postou) e pode-se remover membros. 

4º - Nome da comunidade
5º - Frase da comunidade
Para alterar siga o passo 1.

6º - MODERAR

Se você definir que as postagens precisam de análise antes de serem exibidas, o G+ te avisa com esta sinalização. É só verificar se o post está dentro das regras e liberar ou excluir ou banir o usuário da comunidade. 
O próprio G+ tem um filtro poderoso e já analisa pra você o que é postagem com possível spam e o que é postagem normal pra você analisar.  

7º - PESQUISAR

Aqui qualquer pessoa pode pesquisar o que quiser.

8º - SOBRE A COMUNIDADE

Aqui você pode escrever o que desejar para os membros, desde sobre o que significa sua comunidade até as regras de boa convivência. Também tem a opção de colocar seu site ou sites e com link! ótimo recurso. 

9º - FILTRAR

Este é também um dos melhores recursos do G+, lembra do menu? Suas categorias ficarão aqui e o membro ou usuário poderá filtrar o assunto que deseja ver.  

10º - Menu

Irá aparecer os tópicos, veja na nossa comunidade de MAQUIAGEM 

11º - Categorias

Esta funcionalidade (no momento) só existe no G+ e é excelente. Quando os membros publicam, o post aparece com a devida categoria e clicando nela as pessoas poderão ver todos os posts relacionados. 

12º - Alterar Categorias

Este recurso é para que o proprietário da comunidade possa alterar a categoria das postagens. Somente ele consegue. Seria bom se o criador da postagem também pudesse, mas como sempre estão atualizando, acredito que logo estará resolvido.

13º - Postagem Fixa

Mais um recurso para o proprietário da comunidade mandar avisos, regras, indicação, enfim... o que ele queira que fique fixado para que todos vejam. Então gente, são 2 opções no G+, você tem o post fixo e tem a descrição da comunidade.

14º - Botão de publicar
Botão para postar algo, que pode ser em foto ou vídeo. 
No G+ você pode publicar vídeos em mp4, do Youtube ou compartilhar do Google Fotos. Já conhece o Google Fotos? 
Dica: no Google Fotos você "guarda" suas fotos e não precisa se preocupar com o espaço no celular. Estará tudo na nuvem. Só baixar na Play Store.


Comentários no G+
Nada de novo aqui, pode colocar foto, link, só não tem emojis (mas pode copiar de outros lugares) e pra marcar uma pessoa você usa o sinal de + na frente do nome dela. 

Para criar uma comunidade, estando no seu perfil clique em comunidade e em nova comunidade. 
Pense bem se vai criar uma comunidade pública ou privada pois depois elas não podem ser alteradas. 
O tamanho correto para as imagens de capa no G+ são: 
mínimo 480 x 270 e máximo de 2120 x 1192 pixels. 
O tamanho ideal é de 1080 x 608.


Tipos de comunidades que você pode criar no G+:

Decoração, Culinária, Frases, Humor, Moda, Paisagens, Animais, Flores, etc..





O Google tem uma rede social clean, uma plataforma com temas muito interessantes e conteúdo de qualidade, mas... não se iluda, por lá, saiu da linha é BAN ou na melhor das hipóteses você vai receber um recadinho assim: "Você violou nossas políticas...", portanto, observe se você não está saindo fora dos limites. Tentar compartilhar seu site ou vídeo no máximo de comunidades para conseguir público, pode ter efeito contrário.  


No G+ também é possível se comunicar por mensagens privadas, lá existe o HangOut, funciona como o Messenger no Facebook. 

No G+ você não solicita amizade, você simplesmente segue a pessoa que quer e ainda pode fazer uma lista destas pessoas que  seguir, pode personalizar como por exemplo: família, amigos do trabalho, amigos virtuais, clientes, etc... mas como disse acima, cuidado para não sair seguindo todo mundo e ser considerado spamer ok!



E você? já tem uma conta no G+? 


Stella
(Artigo de 09.11.2017)